Star

Menu
Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar do Colégio Maria Auxiliadora busca ser um espaço de evangelização e formação integral do ser humano, promovendo com sua praxe a mística do cuidado com a Vida, porque toda a ação educativa como também toda ação evangelizadora carregam em si a concepção plena de ser humano, de mundo e de sociedade.

Tem como objetivo prioritário animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando à formação integral e vivência dos valores evangélicos da Comunidade Educativa, e proporcionar aos jovens o encontro com Jesus na vida de cada dia para que sejam presenças transformadoras na sociedade.

À luz do Sistema Preventivo, procura-se trabalhar com crianças, jovens, educadores, colaboradores, famílias, a formação da consciência crítica, a fidelidade à revelação cristã e a colaboração direta na construção de uma sociedade justa e solidária, onde o bem comum e a paz sejam herdados por todos, capacitando o educador como mediador da ternura e misericórdia de Deus.

A Ação Pastoral em nossa Unidade

Esse dinamismo evangelizador presente nos Colégios Salesianos, advindo do vigor de nossa espiritualidade, precisa ser animado e articulado para que as práticas pedagógicas e as vivências cotidianas sejam evangelizadoras e se desenvolvam em sintonia com o Carisma Salesiano. Por isso, é nosso objetivo possuir uma Coordenação de Pastoral que a partir da vivência pastoral e do carisma salesiano possamos traçar determinados objetivos.

A Pastoral Escolar no Colégio Maria Auxiliadora tem a seguinte organização:  

Momentos Celebrativos

Aqui estão reunidos os diversos momentos onde a nossa Comunidade Educativa é chamada para celebrar a sua fé.  O Bom Dia é realizado nas salas de aula diariamente antes de começar as atividades, também temos a Missas na Capela do Colégio, momento de aprofundamento e Celebrações em tempos fortes para a vida da Igreja. Este ano vivenciamos a Semana Santa, que foi um momento forte de nossa fé. Na Escola, além do trabalho de orientação feito nas salas de aula, foi proporcionado aos alunos, que se sentiram motivados, confissões, culminando na celebração da Páscoa do Senhor.

 Itinerário de Educação a fé

Alunos do sexto ao oitavo ano participam dos encontros no Maria Auxiliadora e em alguns momentos conjuntamente com o Laura Vicuña. Tendo como objetivo, propor um processo gradual de Educação a Fé dos adolescentes, considerando-os na sua formação integral e suas relações com Deus, com a salesianidade, com o outro e com o meio ambiente.

Encontros de Formação de Jovens Líderes Salesianos

A formação de Lideranças Juvenis Salesianas, promovida pela Articulação da Juventude Salesiana de Rondônia e Humaitá- AM é uma iniciativa que visa aproximar e reunir jovens que atuam nas casas salesianas da região e manifestam interesse em conhecer mais de perto o carisma salesiano e colaborar ativamente nas iniciativas pastorais promovidas nas casas onde estão inseridos. Na Escola temos alguns jovens que participam e que serão missionários multiplicadores na comunidade escolar.

 

Madrugada Jovem e retiros

Com o objetivo de proporcionar aos jovens e adolescentes do Ensino médio um contato com a espiritualidade salesiana é proporcionado momentos formativos e encontros de convivências entre os alunos.

 

Trabalho em conjunto

É um projeto da pastoral na Escola. COMO QUEREMOS VIVER O ANO DA MISERICÓRDIA E O CUIDADO DA CASA COMUM NO COOTIDIANO ESCOLAR? 

Este trabalho foi feito para que se buscassem propostas de como viver efetivamente o Ano da Misericórdia e o Cuidado da Casa comum.  Surgiram várias propostas onde podemos perceber o cuidado com a vida no ambiente escolar e fora dele. A Misericórdia que parte do coração e leva a aproximação do outro visando a acolhida e ajuda aos mais necessitados.

Momentos de reflexão

São momentos onde a pastoral, tendo em vista as dificuldades das turmas, procura fazer um trabalho de formação de consciência.  Em alguns momentos os alunos assistem a um filme, em seguida fazem uma roda de conversa sobre os assuntos. Os Filmes e textos são selecionados segundo a proposta do Ano da misericórdia e a as dificuldades que a turma apresenta.

Celebração de Páscoa

Abertura do Mês Mariano

Gincana Mariana

Grupo Itinerário de adolescentes

Visita Mariana nas salas

Fechamento do mês Mariano

 

“Quem quer ser amado ama. E quem é amado tudo alcança, sobretudo dos jovens”  São João Bosco



Os momentos de Pastoral na Escola favorecem para uma reflexão “Olhar o presente e pensar no futuro”.  A experiência ligada à vivência de cada dia, o grupo como abertura para as relações e o trabalho com os outros como oportunidades de superar o individualismo e o subjetivismo.

Ver, dialogar e discernir. Os alunos do Oitavo Ano (Fundamental II) Motivados pela Cláudia tiveram a oportunidade de assistir e trabalhar o Filme “Poder Além da Vida”.  A turma foi desafiada com as seguintes perguntas. Quais os valores e os contra valores que aparecem no filme? O que este filme me ensina e que posso trazer para minha vida?

Algumas respostas dos alunos:

-Procurar resposta em mim mesma. (Adrielle Cristina)

- Acreditar em si mesmo e ouvir os outros.

- Esvaziar a mente de tudo e ver o que está acontecendo ao seu redor. Esquecer o que os outros falam e agir com o que tem dentro de nós. Às vezes temos que enlouquecer para perceber ao nosso redor. Temos que ser fortes para seguir em frente. Para treinar um guerreiro é necessário largar tudo a passar a dar valor ao que está ao seu redor. (Elymar)

- “Me concentrar nas coisas”. Os mais velhos tem muito a ensinar. (Andressa)

- Buscar respostas em si mesmo e não nos outros. (Hanny Gabriele)

- Olhar para mim mesmo, esvaziar a mente, ter mais paciência e esperar a hora certa. (Marcus Vinicius).

- Ter tudo não significa ser feliz. Ele pensava que sabia tudo. (Bianca Toledo).

Ter tudo não é sinônimo de felicidade, ele acha que consegue fazer tudo.  Temos que começar a dar valor nas pequenas coisas, porque tem pessoas que adorariam ter o que temos. Por exemplo: as pernas. Temos que dar valor ao que temos antes de perder o que temos. Não existe certo ou errado, assim como nunca vais estar mais errada. Ter consciência de suas escolhas e ser responsável por elas (Ana Júlia Ferreira).

-Buscar meus objetivos e curtir o que é certo.  (Marcos Hevilan).

Ensinar a ser um guerreiro, sendo um bom pai, ensinando a seu filho e aprendendo a jogar fora o que não precisa, coisas desnecessárias e maus pensamentos.

- Prestar serviços, procurar respostas e esvaziar o lixo da mente e se concentrar naquilo que é realmente importante. (Lorrans Pereira).

Em um mundo onde grande parte da juventude vive em busca de sentido para suas vidas, estas são pequenas luzes que acendem nas mentes e corações dos alunos. Que Deus Dê a graça e força para que possam crescer seguindo estes ideais.

 “O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele.”  São João Bosco

 


Rua Irmã Capelli, 41 Centro
Porto Velho - RO
Telefones : (69) 3026.4853
CNPJ :

 

Ensino

 

Comunicação